1 de junho de 2011

Salve junho!

Junho no nordeste é mês de festa para Santo Antonio, São João e São Pedro. Adoro as festas juninas, desde bem menina. Amendoim, milho cozido, asado, fogueira, bandeirola, roupas de caipira, trancinhas amarradas com fitas, chapéu de palha, bolo de fubá, de carimã, de aipim, sanfonas, zabumbas e triângulos ritmados.
Acho linda a imagem de São João meninote com o carneirinho no colo, a decoração dos arraiás com chita, tecidos de quadro, retalhos, as festinhas no colégio (gostava das minhas e curte muito as de meu filho).
Gosto dos fogos, cobrinhas, chuvinhas, traques, bombas e tudo isso sempre foi presente nos dias de São e São Pedro. A alguns anos passei a gostar também das festas de Santo Antonio, que tem as mesma iguarias gastrotômicas, o mesmo cenário, porém as orações são mais presentes, cantorias e rezas são o carro chefe.
Minha vó sempre gostou de Santo Antonio, talvez por ela ser espanhola, se é que gostar inclui colocar a imagem dele de cara para parede na pia da cozinha quando fazia um pedido por nós, nada a ver com casamento, os pedidos dela iam de emprego a passarmos em alguma prova, tudo ela dizia que ia pedir a Santo Antoninho.
Eu sempre soube e acredito, tanto que casei no dia de São José, que Santo Antonio arruma qualquer marido e São José, marido bom. Crendices ou não, não custa garantir.
Santo Antonio para mim é o santo dos pobres, do pãozinho na farinheira para o ano ser de fartura, santo da trezena mais famosa do nordeste, lotada e rezada nas igrejas e nas casas das pessoas, uma prática tão antiga, que resiste nesse mundo tão moderno. Acho isso maravilhoso.
Uma amiga me convidou a algum tempo para ajudar na decoração do altar da trezena na casa da irmã dela e foi o início da minha "intimidade" com o santo. Fiz aquele altar e alguns outros na casa dela com o maior prazer, entusiasmo, respeito e admiração. Comecei a ir em outras casas nos diversos dias da trezena e aprendi a cantar o hino, a ouvir as orações, canções e pedidos, tudo bem nordestino, junino, familiar, devoto, bento.
Salve junho! Salve Toinho, João e Pedrinho!

3 comentários:

  1. Lindo,Tina e aqui paradinho sem leitura? Não podia!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Tinha que ser vc mesmo Chica a fazer essa gentileza e ter essa sensibilidade.

    Obg por suas visitas de sempre, sua participação, interação, carinho :)

    ResponderExcluir
  3. Tina, eu adoro essas festa juninas na minha escola e os pãozinho de Santo Antonio da igreja! Tina o que é traques? beijinhos Pedrinho

    ResponderExcluir