31 de outubro de 2011

Doces e Travessuras

Salve o Halloween!
Salvem os fantasmas de Scooby e sua turma!
Salve Gasparzinho!
Salve a cultura americana, européia, africana, oriental, ocidental!
Salve o Saci!
Travessuras é sem dúvida sinônimo de saci
No gorro é onde estão seus poderes
Dizem que quem consegue capturar o Saci tira a sorte grande
Porque após a captura ele realiza todos os seus desejos
Vamos aprender, ensinar, divulgar a nossa cultura popular!

Dia 31 de outubro é O Dia do Saci, desde 2003, projeto com o objetivo de resgatar  as figuras do folclore brasileiro e atrelá-las ao Dia das Bruxas, oriundo da tradição cultural dos países anglo-saxônicos.

Receita para pegar saci

"Jogue uma peneira sobre um pé-de-vento
Sempre há um saci escondidinho lá dentro
Aí, bem devagarinho
Pro danado não escapar
Tente tirar seu gorrinho
A sorte do saci vira azar
Sem o capuz vermelho o saci pára de aprontar
Vira um escravo o fedelho, faz o que o mestre mandar
Depois, com muito jeito, ponha o saci numa garrafa
Feche com uma rolha e nunca mais ele se safa
Pode ser que você olhe e veja a garrafa vazia
O saci fica invisível fazendo uma feitiçaria
Não ligue, ele está ali e não tem jeito de sair
Só se a garrafa quebrar ou só se você permitir
Por isso não perca tempo, faça logo um pedido.
E apenas solte o saci depois de ser atendido"

13 comentários:

  1. Querida Tina, a sua mensagem surge repleta de alegria.
    Oxalá ela se propague a todos quantos te rodeiam.
    Um beijo da Nina

    ResponderExcluir
  2. Adorei Tina!!!
    Otima semana....
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. verdade, Tina! Saci é a cara do dia das bruxas e eu não sabia de nada disso que você contou!

    Amei a receita

    bjs e uma super semana para você!

    ResponderExcluir
  4. Ai que delícia!
    Já estou fazendo meu pedido...

    ^^

    Ei, eu já disse que adoro o jeito como você comenta lá no blog? Fico me sentindo a própria!! rsrs Meu dia fica mais feliz depois do teu comentário! =D

    Um lindo dia pra vc!!

    Bjus
    @OMundoDeCaliope

    ResponderExcluir
  5. Tina, primeiro eu morri com todos esses doces da imagem ;) Ai que vontade ;)
    Nossa eu não sabia que hj tb é o dia do Saci!! Aprendo muitas coisas com seu blog ;)
    Adorei o post ;) esse poema é muito divertido ;)

    Beijinhos e uma ótima semana para vc ;)

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ficou lindo,Tina!beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Oi Tina!!
    Quando eu era criança eu não sei se alguém me falou que o saci morava no bambuzal ou se vi isso no sitio do pica-pau amarelo, só sei que toda vez que vejo um bambuzal eu lembro do saci-pererê rrsrsrs.
    É isso ai temos que valorizar a nossa cultura popular!
    E Salve o saci!!
    Vai pererê pererê pererê...

    ResponderExcluir
  8. Oi Tina,
    Você sabe a simpatia de amarrar o saci para achar o que foi perdido?
    É infalível!
    Beijos e uma linda semana para você.

    ResponderExcluir
  9. Essa imagem dos doces ficou linda, super colorida e alegre. Adorei!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  10. Adorei!!! Doces e travessuras... Lembranças da infância! Coisa boa :) bjus

    ResponderExcluir
  11. Nélia Paixão03/11/2011 17:52

    Vou pegar um SACI, leva-lo ao PLANETA LILÀS para brincar com o FLICTS e me embriagar de sonho e lembranças da minha infância e da infância de minhas filhas, meus sobrinhos e minhas sobrinhas, e o teatrinho do Cabula e etc...e misturar tudo com meus netinhos, fazer um grande teatro de vida para assim abraçar as flores, o vento, o mundo e a vida. Beijos. Nélia

    ResponderExcluir
  12. Adorei tia, prontos ou não, aqui vamos nós!

    Mil beijos, amei vc por aqui, como sempre adorável.

    ResponderExcluir
  13. Salve o Saci!
    Adorei essa "receita" de pegar Saci :)

    As coisas voltaram ao normal aqui em casa ontem a noite. Agora está muito mais fácil ficar aquecida.
    As noites de neve, e as manhãs depois de uma tempestade de neve são mágicas, mas infelizmente, algumas vezes, os estragos são grandes também.

    Um ótimo final de semana pra você

    ResponderExcluir