30 de maio de 2012

Salve Suassuna!

Já contei aqui o outro dia que o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, 84 anos, foi indicado ao Nobel de Literatura. Agora ele é o "candidato oficial" do Brasil ao prêmio.
"Calcula-se que a Academia Sueca receba milhares de indicações por ano - a entidade não divulga quais candidaturas foram aceitas ou não. O vencedor é anunciado em outubro, a partir de uma lista de cinco finalistas.
O jornalista e editor Cassiano Elek Machado considera a escolha de Suassuna "excelente" para a literatura do país. "Ele é um dos autores brasileiros mais importantes do século 20, que criou uma maneira de narrar e um universo simbólico muito ricos", diz. "Mas é preciso saber até que ponto ele é bem traduzido e publicado no exterior. Sem isso, é muito difícil que o Nobel seja dado para ele."
"É uma batalha", resume Flavio Moura, ex-curador da Festa Literária de Paraty (Flip), ao comentar o quanto é difícil para autores brasileiros serem publicados em outras línguas. "Machado de Assis é publicado nos Estados Unidos, Clarice Lispector na França, Jorge Amado é bastante traduzido. Mas, entre os vivos, tirando o Paulo Coelho, é muito difícil."
Fonte da matéria:
Torço para Suassuna ganhar, além das improbabilidades. Torce ai vc também! Amanhã tem post sobre torcer, aguardem.

6 comentários:

  1. Salve esse escritor brasileiro indicado ao Prêmio Nobel...
    Vu torcer sim; o Brasil precisa de gente assim...Que exemplo!
    Belo post, "bom ler e saber mais.
    A blogosfera tá cada dia melhor.
    Obrigada por compartilhar essa notícia, ainda ñ sabia.
    Bjus / Mery*

    ResponderExcluir
  2. Muito merecida a indicação de Suassuna!

    Suasssuna, o prêmio é sua sina!

    Muita paz!

    ResponderExcluir
  3. João Grilo ajuda a torcer também!!

    João Grilo: Ah isso é comigo. Vou fazer um chamado especial, em verso. Garanto que ela vem, querem ver?

    "Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré!
    A vaca mansa dá leite, a braba dá quando quer.
    A mansa dá sossegada, a braba levanta o pé.
    Já fui barco, fui navio, mas hoje sou escalér.
    Já fui menino, fui homem, só me falta ser mulher.
    Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré!"
    Valha-me Nossa Senhora que esse premio seja de Suassuna.

    Eu João Grilo estamos na torcida!

    ResponderExcluir
  4. Torço por ele desde que conheci sua obra.
    Ele é mesmo um escritor genial e merece muito o prêmio.
    Estou torcendo, e muito!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Um bom escritor merece. Vamos torcer
    Bjs.

    ResponderExcluir