22 de junho de 2012

Viva São João! Vivaaa!

A festa de aniversário mais animada do nordeste acontece de véspera, como o nascimento de menino rei e o dia é amanhã 23 de junho. Diz a história que na antiga Judeia as primas Isabel e Maria, mãe de Jesus, estavam grávidas e combinaram que a primeira a ganhar bebê anunciaria a novidade acendendo uma fogueira em frente à própria casa. Isabel cumpriu a promessa e seguimos como tradição popular e folclórica ascendo fogueiras pelo nascimento de seu filho.
João é considerado o último dos profetas, e o primeiro apóstolo. O evangelho de São Mateus fala das pregações e dos batismos que João realizava às margens do rio Jordão, dentre eles o de Jesus. Uma peculiaridade, segundo o pesquisador Janio Barros de Castro é de que normalmente veneram-se os santos católicos no dia de sua morte e como a veneração a João é pelo seu nascimento a sua imagem mais conhecida é dele menino, de cabelos encaracolados.
Achei ainda, em minha busca por curiosidades, a informação de que a maçonaria tem como um de seus patronos São João Batista. Sob uma visão simbólica, ele e São João Evangelista, homenageado em 27 de dezembro, representam a anunciação da vinda de Jesus e propagação da sua palavra.
Existe um personagem que se relaciona particularmente com a imagem de João Batista, que eu amo ver nas ilustrações, é o carneirinho, que tem relação simbólica com o sol e o fogo.
O carneiro é o simbolo do signo de Áries, que dá início ao ano astrológico, justamente no equinócio da primavera, ponto anual no qual o sol espiritual “nascido” na noite de 24 de dezembro está apto a dispensar a sua ação benéfica de calor para as sementeiras, colheitas, alegria sobre os homens e suas obras.
São João dorme em seu aniversário celebrado com muito barulho pelo povo e inspirados nesse sono santo, busquemos e cultivemos a tranquilidade para nossos sonos e sonhos, apesar dos ruídos.
Doçura para todos nós e as boas energias da inocência da imagem do menininho de cachos com o carneirinho no colo para nossa sexta-feira e para o final de semana.

15 comentários:

  1. Uaaaaaai, adoro arraiá!!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Tina,
    Eu não sou ligada muito a essas festas que acontecem em junho, mas concordo: que as boas energias do menino Deus contagie a todos nós.
    bjão e um ótimo dia
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Que sejam lindas as festas por aí!! beijos,chica e lindo fds!

    ResponderExcluir
  4. Salve o São João!
    Salve o Nordeste!
    Salve a cultura brasileira!

    ResponderExcluir
  5. Salve Passarinha!!!! Uma festinha bem animada pra todos nós! bjs :)

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Muito bom,muito interessante,parabéns.
    Até mais

    ResponderExcluir
  7. Que delicia ;) Faz anos que não participo de uma festa de são João!!!
    Adorei Tina!!

    Beijos, ótima tarde de sexta-feira branca e um lindo final de semana ;)

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Tina, Quero te convidar para participar do sorteio que estou fazendo lá no blog, vem !! http://schandramosaico.blogspot.com.br/2012/06/chegou-o-dia-do-sorteio.html

    ResponderExcluir
  9. Tina querida, como Nordestina cabra da peste, amo o são joão, amo essa tradição, amo as comidas típicas, amo toda a história desse período, amo o NORDESTE, amo meu CEARÁ!
    Aqui na minha rua, enfeitamos com bandeirinhas, tudo colorido e lindo!
    Grande beijo...
    Um maravilhoso fim de semana, repleto de coisas boas.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  10. Tina Flor, que legal quando venho aqui e vc me ensina coisas e mais coisas! Adorei saber detalhes como do carneirinho...gentem quantas coisas!
    Que o dia 23 lhe traga boas energias, esperança e muita luz!
    Beijos e boa noite!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  11. Tina querida! Como está você? Adorei o post! Festa e informação! Perfeito! Segunda-feira, dia 25 de junho,
    terei postagem nova!
    Um final de semana iluminado!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. que interessante, Tina! A gente acostuma com essas comemorações desde quando nasce e acaba não se perguntando como elas surgem! adorei =)

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Tina, tudo bem? Não conhecia a história e adorei saber dela por aqui!


    Doçura e inocência sempre!!

    ResponderExcluir
  14. Bela festa...linda história, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  15. Muito legal! Valeu reler! bjs,chica

    ResponderExcluir