17 de junho de 2012

Retrato junino de domingo

Essa foto é o meu retrato do próximo domingo
Onde o aniversariante vai ser o rei do post
Eu amo São João
Adoro olhar para essa foto
E lembrar dos arraias nas casas de Tia Nélia
Lembrar dos vestidinhos, pintinhas na bochecha
Segurar as chuvinhas sem o senso do pouco tempo que duram
Viajando na eternidade estrelada
E essa minha pose segurando a saia?
Faltou só olhar para quem estava tirando a foto
São João me lembra muito minha Escola
Onde a parte que u mais gostava não era a festa
Onde os meninos não queriam ser meus pares
Pois eu durante todo ano batia neles...risos
Eu gostava era de ir ajudar a decorar as barraquinhas
Muita flor de papel crepom
Laranjinhas com carinhas, tranças e chapeuzinhos
Milhos com grãos de papel enroladinhos e colados um a um
Amendoins com chapéu de cangaceiro
Pratinhos com um item de cada
Cheirinho de laranja descascada em voltinhas
Até hoje gosto mais não tenho vivenciado a festa
Tão nordestina, popular, animada
Tudo no São João me encanta
O retratinho dele com o carneirinho
Os panos e roupas de quadros e chita
A fogueira e sua quentura, queimar, estaladinhos
Gosto muito de ver a fogueira queimando
Amo forró, com sanfona, baião, zabumba e triangulo
Gosto de ouvir e de dançar
É isso meu povo
Viva São João!
Viva os domingos!
Viva os retratos de nossas vidas!

22 comentários:

  1. Que lindo,Tina!!essas fotos são lindas e as histórias fazem rir...Boas recordações!!beijos,lindo domingo!chica

    ResponderExcluir
  2. Ah Tina, como eu gostava de dançar quadrilha... hoje as festas de São João onde moro não são mais como antigamente. Mas, como você, tenho várias fotos antigas com roupinhas de caipira que eu adorava e que me trazem boas lembranças de uma infância bem vivida!

    Querida, peço desculpas pela ausência, mas o trabalho tem tirado todo o meu tempo e estarei um tantão “ausente” até outubro, quando o trabalho me dará uma refrescada!
    Mas não poderia deixar de passar nos blogs que mais gosto para deixar um pouco do meu carinho e fazer uma visitinha!
    Deixo aqui o meu carinho! Agora vou visitar a Chica!

    http://pequenocaminho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que linda foto tina! Eu tbm tenho recordações maravilhosas! bjs querida e bom início de semana! :)

    ResponderExcluir
  4. Menina...eu tb tenho dessas fotos e adoro a lembrança! Por sinal coloquei no meu post de ontem uma de quando eu tinha 9 anos!
    Viva a chita, viva as cores e salve os aromas de São João!
    Beijos Tina flor...ótimo domingo pra vc e família!
    E hoje tem mais festa...
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  5. olá Tina
    eu também adoro são joão,
    è a festa que mais me faz falta,porque as outras,bem ou mal tem por aqui,mas o são joão não !!

    baci

    ResponderExcluir
  6. Ai que delícia! amo essas recordações e a foto é muito fofa! beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi Tina querida, tudo bem?

    Que foto mais linda, todas as meninas estão muito lindas.

    Era costume as meninas segurarem a saia pra tirar fotos,era um charme, né? Voce está muito lindinha na foto, uma fofa.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  8. Ah, que legal Tina, adoreeeei! :)
    Sabe, eu tbm adoro o São João, aqui no meu estado (Paraíba) essa festividade ganha um mêm de festa! rsr

    Muito bom!
    Bjs juninos pra ti tbm :)

    ResponderExcluir
  9. Ixi Maria...eu que que acabei de ver isso tudinho de pertinho óxente!!!!!
    Linda a foto, da vontade de apertar a bochecha de todas!!!
    Bjo guria..estou de volta no Rio e amanhã subindo a serra pra mais relax!
    ;))

    ResponderExcluir
  10. Querida Tininha!
    Você era mázinha com os meninos quando pequena? Eu também, hahaha!!! Adorei o post, porque como você desde pequena gosto das festas juninas! As festinhas na escola me encantavam e eram mágicas na minha imaginação! Esperava a época dos ensaios da quadrilha com alegria!
    Bjsss e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Tina querida,
    que postagem mais linda!
    Pude viver cada lembrança sua com grande alegria.

    Também sou apaixonada em festas juninas!

    Sábado levei minha priminha e afilhado em uma. Enquanto buscava minha prima ela, toda a caráter, me contava a conversa com a mãe: "Eu disse para a minha mãe que ainda bem que eu não havia devolvido o vestido da Sofia porque senão como eu viria para esta festa?" Questionei a possibilidade dela ir com roupa normal e em tom absurdo ela respondeu "Onde já se viu criança ir com roupa normal para festa junina" Achei o máximo!!!

    Bem que você podia fazer parte do facebook. Tem sido bem bacana as interações das blogueiras por lá... inclusive tem as fotos do meu casal de caipira-pira-pora preferido.

    Uma semana iluminada!

    Salve o mês de junho!
    Salve as festas juninas!
    Salve São João!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de comentar que achei a foto um máximo!!!

      Excluir
  12. Eu adorooooooooo o São João (tirandos os fogos chatos!), as lembranças que tenho são da escola também, onde todo ano eu fazia parte do casamento da quadrilha, mas nunca fui a noiva!! haha Já fui mãe da noiva, irmã do noivo, mulher do policial, "amante" do noivo"... participei! ^^ E curti... e dancei! E adorei! =D

    Assim que vi a foto, antes de ler, achei que tu era a de saia amarela! Mas quando tu falou que é essa coisa fofa segurando a saia, deu vontade de ir aí apertar tua bochecha!!!! hahahaha

    Uma linda semana minha amiga!

    Bjussssssss

    ResponderExcluir
  13. Que delicia de postagem Tina. Adorei seu texto, me senti em plena festa. A foto e linda, e sempre e tao bom rever nossas de quando eramos criancas.
    Gosto muito de festas juninas, vivi muitas festas boas em Minas.

    ps.: quer dizer q finalmente recebeu os miminhos que enviei pra voce? Que coisa boa.

    ps.: estou no trabalho onde o computador nao sabe portugues :)

    ResponderExcluir
  14. Tina,
    Tudo me faz recordar minha infância. O Cheiro das Festas Juninas não saiu das minhas narinas até hoje: é a canjica, o amendoim torrado, o cheiro da madeira queimando na fogueira onde se assava batata doce.
    Adorei recordar. Chuvinha de amendoim!

    ResponderExcluir
  15. Tina
    Adoro fotos da infância. Você me fez viajar ao tempo com os meus irmãos. Festas juninas até hoje eu adoro. Este ano nem pude ir as festas daqui da igreja que fica perto onde eu moro.

    bjs.

    ResponderExcluir
  16. Tina
    Adoro fotos da infância. Você me fez viajar ao tempo com os meus irmãos. Festas juninas até hoje eu adoro. Este ano nem pude ir as festas daqui da igreja que fica perto onde eu moro.

    bjs.

    ResponderExcluir
  17. Essa foto é linda... adoro festa de São João!!!
    Bjs, Susana

    ResponderExcluir