29 de agosto de 2012

Amada língua portuguesa

Amo a língua portuguesa e seu vasto vocabulário, amo sotaques e regionalismos assim como amo a linguagem formal e rebuscada e amo como todo mundo já sabe, curiosidades. 
Quem ai sabe o que é um palíndromo?
Um palíndromo é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira da esquerda para a direita e ao contrário. Exemplos: OVO, OSSO, RADAR. 
O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja mais difícil de conseguir, a mais conhecida é: SOCORRAM-ME SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS.
Eis que recebi de minha prima Patricia uma lista de muitos palíndromos e não podia deixar de dividir com vocês, seguem:

A MALA NADA NA LAMA

A TORRE DA DERROTA

O CÉU SUECO

O GALO AMA O LAGO

O LOBO AMA O BOLO

RIR O BREVE VERBO RIR

A CARA RAJADA DA JARARACA

14 comentários:

  1. Ah! Isso tem que ser guardado!
    Muito legal, nem sabia que tinha nome para isto!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ai que tudooooo...
    Confesso que não sabia que existia em frase, apenas em palavra...
    Eu adorei, muitoooo legal...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei! Vou usar como atividade na sala de aula . Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Maravilha, Tina!Adorei!Passarei para meus netos.

    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  5. aaaaaaaah, que máximo! E que criativo também, fico imaginando quem foi que surgiu com essas coisas!

    Adorei o da jararaca!!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Tina, Vivendo e aprendendo.
    Adoro palíndromo( he he aprendi).
    Xeros

    ResponderExcluir
  7. Oi Tina
    que delícia ficar voltando com as palavras e saber que são 'palíndromos', nao lembro de ter escutado essa palavrinha nao rsrs vou tentar guardar,já criar é que nem pensar_ nao seria capaz.
    Muito interessante.
    um abraço

    ResponderExcluir
  8. Muito, muito, muito legal!!
    Vou levar para as crianças da Biblioteca Ler é Bom!!!

    ResponderExcluir
  9. Vivendo e aprendendo! Adorei estas! Quinta e sexta-feiras iluminadas!
    Um abençoado e feliz final de semana!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tina,
    a sua participação foi fundamental para a minha postagem de hoje. Depois passa lá para você conferir.

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, vim deixar um beijo!!!
    Obrigado pela visita!!
    Bjs do Neno

    ResponderExcluir
  12. Nossa que legal Tina. Não fazia ideia do que eram 'palíndromos'! Rs
    Obrigada por compartilhar mais essa curiosidade!
    Beijo*

    ResponderExcluir
  13. Oi Tina,
    Acabo de me dar conta do tempão que não passava por aqui...
    Tenho uma boa desculpa: o casamento de Letícia, minha filha, no sábado passado.
    Dá uma passadinha lá no blog para ver o motivo de meu sumiço.
    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir