13 de setembro de 2012

Em defesa das bibliotecas


“O papel da biblioteca
Não é formar mão de obra para o sistema 
O papel da biblioteca é oferecer intelectualidade”

Um dos grandes problemas das bibliotecas atualmente é o fato delas lidarem com metas, de precisarem atingir um numero pré-determinado de usuários e integrarem-se ao cenário municipal como uma das diversas opções de entretenimento, quando sua natureza não é entreter.

“Eu quero defender as bibliotecas apesara de inúteis
Quero defender as bibliotecas vazias
Como um bem incomensurável
Que não se justifica 
Porque não são medidas e calculadas 
Pelos valores da produtividade”
Percival Brito

Link do Movimento por um Brasil mais literário e Link de um movimento independente de uma menina fantástica chamada Carol, que fundou uma biblioteca em uma área carente da cidade onde ela mora.
Vale contar que ela está na batalha para passar nas provas da OAB, estudando, estudando, estudando e trabalha, faz lindas publicações em seu blog, trabalhos manuais para ganhar um extra, visita os amigos virtuais sempre, é uma querida e em sua família e ainda está fazendo docinhos para vender e arrecadar dinheiro para as crianças que frequentam a biblioteca irem pela primeira vez ao cinema e você pode ajudar e/ou apoiar. Vai lá no blog da biblioteca, manda livros usados ou novos para lá, divulga a iniciativa dela.

14 comentários:

  1. Oi Tina, gostei do tema e vou aproveitar para conhecer a Carol que teve uma iniciativa digna de aplausos.

    Tenha uma ótima quinta-feira.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Tina Flor de Laranjeira!
    Adoro bibliotecas...e meus filhos também! Aqui em Amparo tem uma em um casarão histórico do começo do século passado, e a parte de crianças fica em um porão enorme...eles amam!
    Beijos, Nutellas e letrinhas...te desejo uma ótima quinta e paz no coração!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  3. Oi Querida Tina,
    É isso ai, vamos defender mesmo. Eu amoooo bibliotecas, livros e sem eles me vida seria muito sem graça.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Não imaginei que bibliotecas tivessem que lidar com metas.
    A Carol é uma batalhadora e aquele cantinho é especial!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Tina, tu é fantástica, menina! Como admiro seu blogue, e seus escritos. E a biblioteca, minha amiga, é, sim, um 'órgão' vital a este ser vivo chamado de Língua. Mas insistem em querer artificializar tudo - nada contra os computadores, muito pelo contrário, gosto dos muito benefícios; mas 'nada substitui o talento', e o talento da intelectualidade é das amadas e tradicionais bibliotecas. E elas não são empresas, não são parquinhos, não são museus: são fontes de/para vida.

    Abração,
    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Tina!! Eu adoro bibliotecas, inclusive estou construindo pouco a pouco a minha própria, já conto com quase 200 livros, mas é só o começo!! Amo ler e adoro emprestar os livros (coloco meu nome em todos, pois também gosto que sejam devilvidos), pois acho que a boa leitura sempre faz bem, é um tesouro que deve ser compartilhado!! É uma pena que no Brasil haja tão pouco incentivo à cultura, pois uma nação para ser feliz e viver bem, precisa ter bases na educação e na cultura do seu povo!! Eu apóio sim, as bibliotecas!!

    Beijinhos!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui "alimento" mais a Biblioteca de meu filho que a minha. Vc já pensou em fazer um carimbo:
      Biblioteca particular da Mari
      Lembre-se de devolver assim que acabar de ler :)

      "O conhecimento é a luz da verdade"

      Beijinhos e meu carinho!

      Excluir
    2. Nos livros da "Biblioteca Ler é bom!" tem um recadinho assim:

      Emprestar é um prazer
      Devolver é um dever

      :)

      Excluir
  7. Tina, amei a idéia!! Não tinha pensado nisso...Com certeza farei um!! Muito obrigada!!

    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
  8. Adorei Tina!!
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O coração fica todo palpitante quando lemos palavras tão lindas assim! ♥
    Obrigada pelo carinho, pela amizade, incentivo, apoio, inspirações!

    ResponderExcluir
  10. Carol é o máximo de guria! Essa iniciativa vale muito e não podem morrer as bibliotecas!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  11. Tina Bau Couto, concordo plenamente e acompanho o belo trabalho da Carolina Lima (Carol). Biblioteca é CULTURAL e devemos preservá-las. Bem pertinho de minha casa tem um Museu de História do Brasil e anexo a ele existe uma Biblioteca de História do Brasil. Precisa ver que maravilha. Infelizmente está "às moscas".
    Manoel

    ResponderExcluir