31 de outubro de 2012

O Saci passou por ai?

Monteiro Lobato criou uma literatura infantil onde crianças, personagens do folclore e personagens célebres da cultura universal, convivem, trocam ideias e experiências, com descontração, afetividade e cumplicidade, sem os entraves.
No Sítio temos uma literatura infantil brasileiríssima sem abrir mão das preciosidades de outras fronteiras, Alice, aquela do pais das maravilhas por exemplo, chegou ao Brasil pelas mãos de Monteiro Lobato, foi ele quem fez a primeira adaptação da história em 1931. Mas a presença de Alice na obra de Lobato vai além, ela é inserida no mundo do sítio e  interage com os personagens num jogo intertextual de alcance inusitado. 
E através desse truque, muitos personagens de contos, fábulas e mitologias visitaram e ainda visitam nossas histórias e tudo ficou tão misturado, como num caldeirão de porção mágica que o dia do Halloween também passou a ser o dia do Saci. Cuidado com ele, travessuras é seu sobrenome.

5 comentários:

  1. Que saudades do Sítio do Pica-Pau Amarelo...ví a primeira edição, quando era criança. Aquele era bom...adorei o post!!

    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
  2. Tina, conheço (infelizmente) muito pouco a literatura brasileira, mas fico feliz por descobrir como chegaram ao seu lindo país os contos que preencheram a minha infância de sonhos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gosto desta mistura de culturas porque conviver com o diferente, com outras histórias de vida, experiências, visões do mundo, nos torna pessoas melhores, pois assim é possível criar novos valores.

    ResponderExcluir
  4. Tina, vivendo e aprendendo! Moro em Taubaté, cidade em que Lobato nasceu e viveu e não me lembrava que o Alice in Wonderland... foi ele que trouxe para o Brasil. Valeu sua puxada de orelhas.
    Manoel

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia disto. Muito boa a informação.

    ResponderExcluir