13 de julho de 2013

T de Tia

Estou ensaiando comprar para meu sobrinho que vai fazer um aninho em outubro, para quando ele já não estiver com tanta fome pelos livros (entenda-se: colocá-los na boca e comê-los) um tal de um livro das tias de Ziraldo e eis que pesquisando informações sobre o livro, descobri que há uma série com o tema tias, escritos por ele.
Vou ver cada um de pertinho, para comprar totalmente intencionada a ele me amar e me dar um quando crescer, com direito a uma linda dedicatória. Tudo a ver um livro de Ziraldo, dado por um Zaion a uma Tia Titi.
O grande livro das tias, Tantas tias, Tia te amo, Tia nota dez e  O caminho das sete tias são os nominhos dos livrinhos e quando Ziraldo diz que "tia é o melhor amigo do homem", ele está falando de tias de um modo geral: as tias da escola (que na minha época eram as ajudantes e hoje muitos alunos chamam as professoras assim), as tia de consideração e tios também, além das irmãs e irmãos de nossos pais e suas esposas e maridos que já são agregadas automaticamente ao cargo. Todo mundo tem uma tia legal, preferida e muitas histórias com tias. Eu já devo ter falado aqui algumas vezes de minha tia preferida, Tia Nélia e de memórias do baú de histórias que tenho com ela. Tenho ainda uma lista de outras tias que quero muito bem, vale pontuar.
Ser tia de verdade ou de mentirinha é muito legal. Eu era até a chegada de meu fofucho sobrinho Zaion uma tia emprestada dos sobrinhos de meu marido, sendo que uma menininha que esse ano vai me fazer lembrar que estou velha, fazendo quinze anos e que se chama Luisa, sempre foi a minha menina do olhos. 
Esse post é uma declaração de amor às tias(os) e sobrinhos(as) que fazem parte de nossas vidas. Dizem que dia 21 de setembro é o dia das tias, anota ai viu Kátia e coloca no calendário de Zaion. Não poderia ser mais poética a data, pois esse é o dia da árvore e tias são como árvores, cheias de braços, abraços, folhas, flores e frutos.

16 comentários:

  1. Que menino mais fofo! E reparei na almofada, que traz uma frase do Manoel de Barros. Imagino que tenha sido presente dessa tia coruja, não? Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Tia-árvore-primavera. Nunca mais esquecerei o dia das tias.
    Como você bem disse todos nós temos ou tivemos uma tia especial. Eu era triste por não ser tia até que ganhei do marido sobrinhos aos baldes, afinal são doze irmãos.
    Zaion é encantador. Envolto em amor, tia, Ziraldo e Manoel...
    Parabéns Titi!

    ResponderExcluir
  3. As tias de família tenho aos montes. Algumas mais próximas, outras mais distantes. Algumas tia-mãe, outras tia-conhecida. A tia da escola não vou esquecer. Na primeira e segunda série ficamos com a mesma professora e durante esses dois anos tivemos a liberdade de tratá-la por 'tia'. Mas na terceira série, a outra professora deixou claro que passamos para um novo ciclo e que "quem escrevia de caneta, não chamava mais a professora de tia" ela foi objetiva no primeiro dia de aula...
    No primeiro ano do ensino médio fui para uma nova unidade do colégio que estudei os oito anos anteriores. Então, ao chegar lá, adotei o apelido "tia" para a bibliotecária. Ela gostava! rs

    Que sobrinho fofo, que tia coruja!

    ResponderExcluir
  4. Que legal Tina, eu não conhecia estes livros do Ziraldo, mas devem ser muito interessante principalmente para as tias, kkkk...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que lindo ele é e rica homenagem.Gostei! beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  6. Que Felicidade! Zaion ter você e outras tantas tias e tios!
    Ser tia e TUDO DE BOM! Eu que o diga que amooo de paixão meu sobrinho, amo mesmo e curto ele desde bebê, depois garatinho, agora um rapaz e amarei sempre, adulto, velhinho... se eu ainda estiver por aqui rsrsrs
    A almofada foi bordada pela Tia amadinha Helga!
    Beijos
    Mamãe de Zaion

    ResponderExcluir
  7. Ai querida Tina,
    Que delicia ser tia!
    E que bebezinho mais fofo!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Adoro ser tia!
    Sou tia de dez lindos sobrinhos!
    Amo todos!
    Ser tia depois dos quarenta dá dor lombar!
    Sou uma tia-árvore de jatobá e meus galhos têm ninhos para cada um dos meus amados sobrinhos!

    Amo todas as minhas tias, tias e tias agregadas!

    Beijos flor!

    ResponderExcluir
  9. Eu estou louca para ser tia! Imagino a sua satisfação!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Coisa mais linda da tia Nana!!! Esse garotinho é um fofo mesmo... e ainda para completar nasceu no mesmo signo que eu, dois escorpiões numa família é sempre bom (hehehe). O outro sobrinho (filho de Titi) que já está um "quase rapaz" também é, mas agora está numa fase que não quer muito dengo, então nada de muito xamego... com ele eu me enriqueço de conhecimento, pois de tantos livros que ele lê e armazena na cabecinha tem assunto para horas de conversa quando nos encontramos. Bjos amados sobrinhos.

    ResponderExcluir
  11. Tina,muito legal esse post!
    Eu adoro minhas tias!
    Beijinhos
    Pedro

    ResponderExcluir
  12. Oi Tina, eu n conhecia esses livros do Ziraldo. Se tem uma coisa que eu AMO ser é ser tia. Nossa, daria minha vida pelos meus 4 sobrinhos. Dois deles já são grandes (23 e 17) e os outros são menores (13 e 09). Td vez q falo com eles qro chorar, hahaha, pq moro em Pernambuco e eles em São Paulo. Acho q nasci pra ser 3 coisas: Mãe, tia e madrinha! Hehehehehe


    Bjooos e ótima semana!

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amo ser tia. Principalmente dos pequeninos porque nem sempre eles crescem como desejamos. Mas um dia voltam, com seus filhos nos braços sabendo que vão sempre encontrar braços generosos para acolher.

    ResponderExcluir
  14. Hehehe...adorei a comparação de tia com as árvores, perfeito! Só vc Tina Flor das Laranjeiras para transformar um olhar e incentivar a leitura!
    Você é uma tia maravilhosa!!! Eu também gosto de dar livros e tenho o gosto de ver que minha filha também gosta e veja só... vou te contar, "minha filha já está escrevendo seu primeiro livrinho"!
    Beijos, alegrias e abraços neste bebê lindo!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  15. Que delícia curte muito, beijo Lisette

    ResponderExcluir