6 de setembro de 2013

Por lenços

Quem já tá por dentro do meu Projeto, já separou e comprou lenços, está fazendo, pedindo, divulgando, meu muito obrigada. Quem ainda está por fora, clica aqui. Eu soube que a caixa postal já vai ser inaugurada, Chica mandou a primeira das doações que o projeto vai receber. Muito auspicioso, pois joaninhas dão sorte e pessoas do bem também.
Para reforçar, antes de eu começar a tagarelar sem parar, segue o endereço para envio dos lenços que serão entregues junto com abraços, sorrisos que nem os das cinco marias da imagem e esperança a crianças e adultos com câncer e idosos de um lar com poucas visitas de parentes e amigos.
Cristina Couto
Caixa postal 5814
Agência Sumaré - Salvador - Bahia
CEP: 41.820.970
Vou contar sobre a entrega. Os lugares escolhidos vão depender de quantos lenços eu conseguir arrecadar, contarei por aqui tudinho. De certo já, é que vou fazer no dia 05 outubro um chá de arrecadação junto com a amiga companheira de Projeto de quem falei, que se chama Erika e uma nova parceira, amiga dela, uma guerreira chamada Aline, que está passando pela segunda vez por uma travessia pela doença. Nesse dia, tiraremos fotos usando lenços para mostrar as doações que chegarão de todo canto, incentivar a modinha do acessório e desmistificar o uso como um sinal da queda de cabelos.
Eu por exemplo, costumo amarrar a bandeira do Brasil como lenço na cabeça em dias de jogos da seleção, também já amarrei bandanas na adolescência e acho super charmoso. As mães e vós costumavam usar lenços e uma onda noiada de feminismo exagerado e beleza padronizada minou esse hábito que bem podia voltar. São tantos tecidos, estampas, possibilidades de amarração. Um acessório de fácil confecção e imensa variedade de estilos e preços, do popular ao de grife, a mais famosa é a Hermes, que ainda terei um para chamar de meu.
Na busca de imagens para essa postagem, descobri uma brincadeira chamada: Lenço vai atrás ou Corre Cotia, com direito a musiquinha desenterrada do meu baú de memórias e a lembrar de brincar não exatamente com lenços, nem com esse nome a brincadeira, mas o que vale é que atrás de lenços cá estou e achei uma delicia o achado e também achei um livro, chamado: O lenço, de Patricia Auerbach, que conta a história de uma menina que encontra um lenço na gaveta da mãe e transforma ele em vela, manto, vestido e muitas outras coisas, mostrando que todo objeto tem seu lado encantado.
Para quem tem criança ou quer relembrar os tempos de infância, a brincadeira do lenço atrás é assim: a turma senta em roda e tapa os olhos com as mãos, se a turma for muito danada, manda abaixar a cabeça com as mãos nos olhos. Alguém de pé anda por fora da roda, passando pelas costas dos outros enquanto canta: "Corre cotia, na casa da tia, corre cipó, na casa da vó, lencinho na mão caiu no chão, moça bonita do meu coração!", ai a criança de pé pergunta: Poso jogar? E as crianças da roda respondem: Pode!, a de pé pergunta: Ninguém vai olhar?, todas: Não!”. Neste momento o lenço é solto e cai atrás de alguém, todos começam a tatear e quando alguém acha começa o pega-pega e quem não sentar primeiro no lugar que ficou vazio sai e a brincadeira recomeça.
Além de brincar, as crianças também podem usar lenços na cabeça e ficam fofas. Homens mais fashionistas também podem apostar no uso, como alternativa além dos bonés e gorros. Além de na cabeça, vale usar os lenços amarrados no pescoço, no braço, na bolsa, mochila, na cintura.
Aproveito para convidar quem por aqui passar a conhecer umas das fontes desse projeto, uma garota portuguesa com certeza, guerreira e inspiradora, clica aqui. Vi a história dela em um blog amigo e juntei com a vontade de fazer alguma ação voluntária inspirada pelo carteiro de quem falei no mesmo dia desse post vizinho, em meu blog, costurando por fim ao encantamento com uma matéria que vi sobre o uso de acessórios, como capas, óculos coloridos, cintos tidos como mágicos para crianças que passam pelo sofrido processo da quimio. Uma história contada, uma magia, uma fonte de forças, tão ao alcance, objetos inocentemente poderosos.
Enfim, o projeto está acontecendo, vamos popularizar e incentivar o uso de lenços e sermos disseminadores de atitudes positivas, cooperação, carinho e alegria. Seguem as datas escolhidas para as entregas das arrecadações:
21 de novembro será a primeira entrega
Dia de São Gelásio, padroeiro dos palhaços
Penso nesse dia ir na ala infantil
Com crianças palhaços e balões além dos lenços 
E na ala de adultos, com um palhaço adulto e um realejo.
22 de novembro a segunda
Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos e poetas
Que em muitas imagens usa lenço na cabeça
 Nesse dia quem receberá lenços, carinho, atenção
Baralhos, marcadores de livro com poesia
Livros, papéis e canetas será uma turma de idosos
Garimpei e escolhi esses dois dias simbólicos para a entrega, que além da fé, tem as figuras dos palhaços e poetas e suas imagens lúdicas, leves, coloridas, que não matam a fome, não são medicação, não fazem cabelo crescer, mas transcendem em energia boa, fazem sorrisos e esperança nascerem e florescerem. Que assim seja!

15 comentários:

  1. Tina é guerreira e sei que o projeto vai ser um sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Estamos nessa e tomara apareçam mais e mais pois fazer a alegria faz bem, dá uma sensação de estar vivos e ativos,o que vale muito!


    Gostei das histórias e brincadeiras e estou torcendo pelo sucesso e, tenho certeza, virá! beijos, lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  3. Vou comprar uns lenços para enviar! Já estava esquecendo! Corre cotia... :) Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Ontem eu fui com Bernardo escolher alguns. Terá ainda uma segunda vez e depois envio.
    Lindo projeto, que floresça e se espalhe também!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Tina, minha linda!
    Tenho muitos retalhos posso fazer lenços deles?
    Muito legal esse projeto,estou divulgando!!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super pode, de todos os tamanho e modelos.
      E feitos por vc, vou querer um para mim :)

      Obrigada querida!

      Excluir
  6. Olá Tina!!!Muito legal seu projeto... Estarei enviando uns lenços lindinhos que tenho aqui,tambem vou divulgar...
    Ah!!! estou te seguindo...
    beijinhos
    purezinha.blogspot.com.br
    www.facebook.com/pureza.limaferreira?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  7. Tina, coloquei hoje no correio por sedex, acredito que vc esteja recebendo dentro de 2 dias, pois o correio aqui no Rio está em greve. Tb divulguei na minha " página- blog" no Facebook, o Felicidade Craft, tomara que muita gente participe.
    Parabéns pela iniciativa, fiquei muito feliz em poder ajudar!
    Um beijo,
    Bel Curado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu feliz com sua participação que fará muitas pessoas também felizes. Uma corrente de felicidade :)

      Excluir
    2. Lenços enlatados e marcadores customizados recebidos :)
      LINDOS!
      Obg!

      Excluir
  8. Tina estou no Japao , pena que não vi seu blog antes, queria muito participar .....acho que não da mais tempo....eu soh poderia mandar depois do dia 20 de outubro e nem sei quando chegaria ai ,acho que leva uns 10 dias.....Parabéns pela iniciativa ,estava vendo uns blogs e através do blog Colcha de retalhos uma brasileira que mora fora a Silvia que vi este post.Parabens pelo ser humano que vc eh!

    ResponderExcluir
  9. Bela campanha, beijo Lisette

    ResponderExcluir
  10. Amei Tchuca,que iniciativa mais linda...so vi agora, to divulgando e quero participar tambem.Beijao,Lucyla

    ResponderExcluir