23 de outubro de 2013

Debaixo de um chapéu

Debaixo de uma boina, muitas vezes vi meu avó, que usava uma cinza e ficava com cara de português da padaria, vale pontuar que ele era espanhol e trabalhou em padaria, não como padeiro, no caixa e em outras atividades. Procurei uma foto dele de boina para publicar, mas não consegui passar para o computador na qualidade ideal e a altura de sua beleza.
Sobre chapéus, acho imponente e cultural o uso, sejam de couro, palha, linho etc. Acho lindo o uso pelos peões, com imagens santas por dentro, geralmente a de Nossa Senhora Aparecida e ímpar o hábito de tirar o chapéu para cumprimentar as pessoas, para entrar em casa, na igreja, para sentar-se a mesa na hora das refeições, como gesto de respeito, de educação, bem como ao falar o nome de Deus, como cronicalizei aqui dia desses.
A foto que ilustra o post recebi por e-mail da amiga Ana Paula, o chapéu é de seu sogro, Seu Antônio, que só pelo nome já me cativa. Embaixo do chapéu ou de cabecinha ao léu me encanta ver daqui ele nas fotos e saber de suas histórias com sua amada Sebastiana através do blog da nora e pelos bastidores.
Cumprimento tirando o chapéu com um comprido obrigada a quem aqui sempre passa e também a quem passa quando em vez, agradeço de chapéu na mão e coração recheado pelas histórias trocadas, emoções compartilhadas, dicas, sintonias, nostalgias, saudades, planos. Como diziam os mais velhos, cabeça não foi feita pra criar cabelo, nem para carregar chapéu, mantenhamos pois as nossas ativas e por vezes em repouso, para bons voos e pousos.

9 comentários:

  1. Adorei,Tina! E essa foto do Sr Antônio, linda! Que tenhamos nossas cabeças sempre ativas, com ou sem chapéus e voltadas pra coisas legais como teus escritos o são! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Tina! Até me emocionei quando li sobre como é lindo tirar o chapéu em forma de respeito, ou ao falar em Deus, hoje em dia o respeito anda tão escasso...
    Meu pai ainda usa chapéu, inclusive dei um de aniversário este ano pra ele, pois ele fica muito feliz quando ganha um!!
    Adorei, adorei...

    Tenha uma tarde iluminada!!
    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
  3. Meu avó costumava usar chapéu, Tina
    Lendo o seu texto bateu aquela saudade
    Lindo!!
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  4. Tina
    Chapéu dá um charme, mostra a personalidade da pessoa.Acho que a simplicidade antes de tudo. Meu marido gosta de boina e boné. Boina para andar nos lugares frios e boné para os dias de sol.
    Tenho uma foto do meu pai com um chapéu como esse que você postou. Recordação dos tempos que ele morava no sítio.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Tina Flor...que saudades daqui!
    Meus dois avos usavam chapéu e eu sempre gostei de ve-los assim!
    Um era italiano e usava chapeu de linho e o outro era mineiro e usava chapéu de palha! Eu adorei a foto, a história e as lembranças!
    Beijos Tina, luz e alegria em sua casa!!!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  6. Pude te ver com o braço tirando o chapéu, ligeira flexão dos joelhos e sorriso límpido exalando flores.
    Amei ver um pedacinho do Antônio aqui!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Um poema Tina esse seu texto, adorei!
    Tiro o chapéu pra ti menina.
    São lembranças cheias de emoção e eu gosto.
    abraço

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE QUERIDA !
    EU TIRO O CHAPÉU SEMPRE PARA OS TEUS TEXTOS QUE SÃO GENIAIS...
    BJSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir