29 de novembro de 2013

Humanos, heróis e santos

Segue entre aspas um dos muitos e bons escritos do escritor Moacir Willmondes, ver aqui na íntegra esse em que ele reflete e nos faz refletir sobre algo bem interessante a partir das suas leituras juvenis da Bíblia como castigo pelos seus muitos aprontes. 
"Davi, além de me ensinar que tamanho não é documento, quando venceu o gigante com um estilingue, também mostrou-me que errar faz parte do caminho, quando se apaixonou pela mulher errada, e também que o importante é reparar o erro. Salomão, homem de muitas mulheres, vivia repetindo uma verdade para si, talvez como forma de se auto convencer: “vaidade de vaidades, tudo é vaidade”. O que mais me chamava atenção era o fato de os heróis bíblicos serem homens comuns, com defeitos e falhas como qualquer pessoa e os diversos narradores não terem escondido isso. Moisés e Jeremias eram gagos, Jonas era um medroso, Gideão e Tomé duvidavam de tudo, João Batista era um excêntrico andarilho comedor de gafanhotos, Isaías chegou a profetizava peladão em público. E para não ficar só no clube do bolinha, o que dizer das mulheres? Eva era por demais curiosa, Sara era uma velhinha com sonhos de mulher jovem, Léia era feia, Raabe era promíscua, Dalila era ambiciosa e sem escrúpulo, a mulher samaritana fora casada mais de cinco vezes, Marta não distinguia prioridades, Madalena era naturalmente sedutora. Mas, tudo isso não os impediram de realizar façanhas incríveis."
Pois é, não somos Super-heróis Marvel com super poderes, nem personagens bíblicos ou do Cartoon Network, nem dos contos de fada ou folclóricos, mas temos poderes, temos também santidade e temos defeitos e deles e de nossas qualidades podemos fazer o bem, fazer bonito, basta acreditarmos e arregaçarmos as mangas. Hoje é sexta-feira, dia de todos os santos aqui na Bahia, um bom dia para milagres, heroismo, mágicas, resiliência, aceitação, dia mundial de animação, disposição, interação. Mãos as obras então!

6 comentários:

  1. Lindo texto trazido,Tina! O Moacir sempre escreve bem!

    E nem precisamos querer ,ter pretensão de ser santos, super heróis, ou os "ban-ban.bãs," Temos que saber de nossas fragilidades, com elas conviver, tentando fazer o nosso melhor sempre! Lindo fds! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Tina

    Imagino que ai vai ter um festão hein? Oh cidade bonita, tive a chance de visitar mais não explorei.
    Terra de gente boa.
    Eu adoro ler a bíblia, ela tem muito a nós ensinar.
    Somos mulheres maravilha tb, dentro da nossa força e determinação rs...

    bjokas com carinho =)

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais, Tina!
    A cada post você se supera.
    Bjs e uma sexta-feira cheia de luz e milagres

    ResponderExcluir
  4. Felicidade ímpar, a minha, Tina. Achar o pouso da minha humilde expressão em seu espaço tão requintado e de bom gosto.

    Sexta e final de semana maravilhosos para você!

    ResponderExcluir
  5. aaaah, que bacana, nunca tinha pensado por esse aspecto!!

    ResponderExcluir
  6. Assim como a Gê, nunca havia pensado por este lado.
    Mas acredito que não precisamos sair por ai tentando ser super heróis, basta ser educado, humilde, ter dignidade...

    Beijos dona Tina, lindo restinho de sexta-feira branca para vc!!

    Nanda Pezzi

    ResponderExcluir