29 de janeiro de 2014

Seeelfies

Vi por ai uma matéria sobre auto-retratos, tipo virar o celular ou a câmera fotográfica para si e clicar e: xiiisss ou seeelfies para estar mais na moda. É que esse auto-click tem nome: selfies, que são diretamente associados ao público jovem e ao compartilhamento em redes sociais. A matéria que li dizia que tá rolando uma enxurrada de selfies de idosos em seus perfis nas redes sociais, nos seus aparelhos celulares, nos dos netos, com  e sem os netos, filhos, em casa, no supermercado, em festas. Vovôs e vovós caprichando nos sorrisos, caretas e carões.
Lendo a tal matéria, de cara, fazendo uso total do trocadilho, lembrei que tenho uma coleção de mil novecentos e antigamente (para não entregar a idade) de meu marido já na moda, várias fotos dele virando a câmera para si e fazendo bico de beijo, que seriam para mim quando visse as fotos, tenho muitas, desses cliques e resolvi não trazer nenhuma pois ele estaria dando beijo para quem visse e eu sou ciumenta. 
Confesso que me fotografo e essa tecnologia dos aparelhos de hoje que permitem a gente ver o que a lente vai fotografar é um convite. Eu amo fotos, amo e revelo, comigo não tem essa de só tirar e deixar no aparelho ou passar para outro aparelho. Faço álbuns, maravilhosos e simplórios, nos dois casos escrevo coisas, colo adesivos, ponho data. Minha sobrinha Luisa, é rainha de se auto fotografar, fotos de nós duas juntas então, já temos uma coleção. Uma amiguinha minha, Ju, parceira de tomar café com a colher dentro, também curte selfies e entrou nessa de auto retratos, já vi lindos clicks dela, veja aqui um bem poético. Para hoje e todos os dias, afinidades, história, sorrisos, poses, caretas, beijos e click´s!

12 comentários:

  1. oi Tina

    Adoro essa s recordações, são pra vida toda.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Gosto de fotos dos lugares por onde andei e das pessoas que encontrei. Mas não gosto de ser fotografada e sempre não gosto do que vejo.

    ResponderExcluir
  3. Aqui pela praia é só o que vemos quase...pessoas fazendo caras e bicos pra se fotografar e colocar ligeirinho no FB... bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  4. Saber que velhinhos aderiram à onda selfie me deixou feliz :)
    Mas tenho uma reclamação sobre esta nova onda que é fazer o auto retrato mostrando a língua. Não sei de onde surgiu a moda; só sei que entre os jovens pegou e fica meu apelo "Por favor escovem as línguas antes do selfie com ela pra fora". Eita que língua esbranquiçada me dá uma gastura.
    E olha que nem sou dentista #deixeiorecado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou engrossar o coro por selfies com sorrisos, bicos e caretas sem línguas pra fora, com ditado da minha velha infância:
      "Quem dá língua é macaco, vai pra rua sem sapato"

      Excluir
  5. Olá linda Tina!!!
    Sabe que tenho essa mania de tirar minhas fotos!!! Amo fotografias e sou como você, revelo, faço quadrinhos, enfeito e tal...acho que são nossos momentos mais felizes em forma de diários...me fascino!
    Guardo tudo com o maior carinho para um dia sentar e beber um vinho relembrando!
    Não sabia desses nomes!!
    Mas achei muito legal o fato dos idosos estarem fazendo isso!! Sinal de que tem vida, se aceitam e estãos e modernizando. Apesar disso ser meio velho!
    Big beijo
    Ótima quarta!
    Cris

    ResponderExcluir
  6. Pois é.... hoje em dia tem dessas facilidades...e melhor...se não gostar deleta! Isso é maravilhoso! Antigamente, no século passado ( vc deve lembrar bem hehe :D) tínhamos que revelar as 36 poses...e se saísse alguma horrível, tínhamos que enxugar as lágrimas e aceitar nossa feiura e a chacota dos outros se encontrasse a maldita foto no fundo da gaveta... Hoje, temos dessas facilidades...e como toda facilidade deve ser usada com sabedoria. Sinceramente, acho um saco, aquelas pessoas que vão viajar e ficam mais preocupadas em atualizar o facebook do que curtir a viagem. Sabedoria e respeito por sí mesmo, um chazinho de camomila e bom senso...não faz mal a ninguém :)
    Beijos amiga+passarinha+flor....
    E desculpe não ter passado muito por aqui...meu bebê está rolando tipo um tatu bolinha...e tem me ocupado muitooooo. Fora o calor de matar que está por aqui! afff
    Beijos amor meu! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pontuou algo bem praticado e de última.

      É em viagens, passeios, festas e até encontros com pessoas queridas, ídolos...o abraço, o curtir o momento fica pra depois das fotos ou nem acontece pq a pessoa tá contando e compartilhando o que não viveu.

      Bjo estalado no tatu bolinha e Deus benza sua coluna :)

      Excluir
  7. Ai, amiga, não sou muito adepta não. Olhar para a gente mesmo é revelador demais. Beijos e queijinhos! :)

    ResponderExcluir
  8. Selfies, sorrisos e línguas guardadas! Gostei :)

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho um álbum de fotos que minha vovó fez desde de bebezinho.
    Beijinhos
    Pedrinho

    ResponderExcluir
  10. Eu não entendo essa história de tirar fotos de si mesmo. Eu adoro tirar fotos de coisas e paisagens. Bjs.

    ResponderExcluir