28 de abril de 2014

#avidaesagrada

A vida é sagrada e tem que ser
A nossa e a dos outros
A de quem amamos e a de quem nem conhecemos
É sagrado viver como diz e publicou um livro com esse título
Padre Fábio de Melo
Do qual recortei um trechinho:
"No momento em que você olha e sente o acontecimento
Você começa a fazer parte dele
A querer fazer parte dele
Pois no momento em que você olha mas não vê
É porque aquele acontecimento não te interessa
Os olhos não escondem o sentimento"
Os meus choraram com o Programa Global Esquenta de ontem
Pela antes terrestre e agora celeste estrela Douglas Silva
Pela homenagem coletiva
Por tantas dores parecidas
Pelo poder da dança, da música, da união e da fé em dias melhores
Nunca reparei nesse rapaz, em específico, nas muitas vezes que assisti ao programa
Porque o programa tem muito e tudo se mistura sem destaque
Para mim esse é um dos temperos que esquenta como pimenta meu gostar dele
Não conheço ninguém que morreu com uma bala perdida
Nem vítima de violência
Quando eu era pequena ia muito numa favela
Num barraco entupido de gente e de amor
Barraco de uma mãe preta
Eurides, que mora em meu coração e é parte indelével de minhas memórias
E de valores que carrego comigo e agradeço
Como na música do meu conterrâneo Marcio Vitor
Favela ê favela, favela eu sou favela
E respeito o povo que vem dela
Gosto de pobrezinhas, hábitos, comidas, tradições
Da riqueza de afeto e parceria que existe nas comunidades carentes
Entre as pessoas que tem pouco e por vezes nem imaginam o quanto tem
Um cara menino, do bem, contagiante, novo, cheio de vida
Uma vida perdida dentre muitas todos os dias
Um bonde de alegria, um pavão estiloso
E pelas costas, sem que nem para que
O galo não cantará mais igual no Canta Galo 
Era trabalhador, filho, amigo, pai de família
Fazia boa vizinhança, era considerado
Era mais um Silva
Coroinhas simples escolhi para ilustrar
Coragem e força para família
E o desejo de um mundo cada dia melhor e não pior
Da consciência individual e coletiva de que é sagrado viver

14 comentários:

  1. É sagrado viver... precisa ecoar, fazer-se sentir dentro das pessoas para que cessem as muitas mortes em muitos Douglas, Bernardos, Marias.
    Tão banal essa violência.
    Teu post também é uma bonita homenagem. Não assisti ao programa, mas imagino que deve ter sido contagiante em emoção.
    Estou lendo o livro e desejando junto a muitos que a consciência individual e coletiva fortaleça que é sagrado viver.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que o sagrado viver possa tocar o coração de todos. De todos, todos, todos, dos mais pobres aos mais ricos! abração

    ResponderExcluir
  3. Homenagem linda e tão bom se todos respeitassem o direito sagrado de suas vidas e das dos outros...
    Lindas coroinhas, adorei! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Tina. Sempre digo que pobreza não é sinônimo de pobreza. Pobreza pode ser sinônimo de riqueza, assim como riqueza pode ser sinônimo de pobreza. :) Boa semana!

    ResponderExcluir
  5. oi Tina

    A vida tem sido tratada como algo sem valor.
    Hj se mata por um celular, por um tênis, até mesmo em nome do amor...
    O que falta na vida das pessoas é amor e respeito ao próximo.
    Ninguém é feliz causando dando na vida dos outros.
    O programa ontem foi triste e emocionante.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Tina, lindo seu texto!! Assisti o programa que muito me emocionou!
    Tá difícil viver neste mundo de desamor...
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  7. Compartilhar a dor do próximo também é viver. E em um mundo que o egocentrismo tem tomado conta não ser narciso é muita luz.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente é preciso tanta dor para despertar amor nos corações humanos.
    Entendo a maneira que Deus arrumou de usar alguns anjos para que seres, que ainda não conseguem ser humanos, parem para avaliar seus valores...
    Linda homenagem minha amiga.
    Que Deus abençoe e fortaleça família e amigos e ilumine o Douglas
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. A vida é sagrada.
    Infelizmente, casos como esse tem ocorrido muito deixando uma tristeza no ar e um desejo enorme que um dia fsatos assim, não venham mais acontecer.
    Beijos Élys.

    ResponderExcluir
  10. Tina,eu perdi esse programa, que pena! Deve ter sido linda a homenagem ao Douglas! Uma história triste demais mesmo e precisamos de paz com urgencia nesse Brasil! bjs,

    ResponderExcluir
  11. Muito linda a homenagen..olhei o programa estava muito lindo ...forsas pros familiares e amigos ......

    ResponderExcluir
  12. Oi Tina.
    Belo post.
    Gosto das palavras, sempre sábias, de Fábio de Melo quando fala da sacralidade da vida.

    bj

    ResponderExcluir
  13. Maravilhosa homenagem, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  14. Comentando em meu próprio post, como faço por vezes

    Vim pegar o link para falar mais de Eurides e relendo o que escrevi, resolvi registrar que hoje tenho a vivência dura de perder alguém querido e próximo por causa da violência

    Dor e revolta
    A vida é sagrada, a saudade de meu dindo será eterna
    #oamorésagrado
    #registrodemim

    ResponderExcluir