16 de julho de 2014

Parábola do semeador

Essa foto é dos alunos da Pró Shirley, turma do 4º ano de 2011
Colhi ela na busca de uma imagem de plantação de feijão em algodão
Quem nunca fez essa experiência em casa ou na escola?
Fiz na minha infância, com meu filho e tantas outras vezes
E ainda farei com crianças de meu jardim
Essa crianças e essa professora, com carinhas simpáticas
Quadro negro todo preenchido com letras em giz, linda e alinhada
E feijõezinhos em crescimento
Me cativou
Avisei lá no blog do Colégio
Localizado em Joinville, Santa Catarina
Escola Municipal Prof. João Bernardino da Silveira Junior
Que eles estariam aqui hoje
Segue a reflexão do dia
Na verdade uma extensão da reflexão de ontem
Que trouxe hoje para reforçar além da necessidade do plantio
O cuidado com a escolha das sementes
E todos dos cuidados necessários
No cultivo e no acompanhamento do que semeamos
Para isso trouxe uma parábola bíblica
Que vale independente de religião
Um semeador saiu para semear as suas sementes e no caminho caíram algumas pelo chão, que foram pisadas e as aves comeram. Outras caíram sobre pedras e depois de nascidas, secaram, por falta de umidade. Algumas caíram entre espinhos, que crescendo com elas as sufocaram. As que ele semeou em boa terra, nasceram e produziram frutos diz a simplória parábola.
Uma semente de maçã vai ser uma macieira, ouvi e refleti sobre isso nas aulas de filosofia na faculdade, uma afirmação tão simples e tão clara e que levada para vida prática não faz muita gente enxergar o óbvio e praticar a semeadura com a consciência invariável da colheita, além da inerente necessidade de cuidados para que uma semente chegue a virar vida.
Como na parábola, que vale para plantas, pessoas e valores; sementes são lançadas em vários tipos de solo e a semeadura não é garantia de brotarem e darem frutos, para serem fortes, plantas, pessoas e valores precisam de raízes profundas, para nutrição, maturação e para que qualquer vento ou excesso de sol e chuva não seja fatal.
Palavras são sementes, sentimentos, comportamentos, gestos, que cultivadas, a depender do terreno, germinam ou não e de variadas maneiras, dependem do espaço dedicado, de ouvidos e alma, que escutam além de ouvir, que sentem, braços que abraçam e acolhem, raízes e folhas que suportam as variações do tempo. Um semear e brotar, de cada um e de cada coisa individualmente e coletivamente, arado de todo dia, em nossos terrenos e nos alheios, por nós e pelos outros, por dentro e por fora.

38 comentários:

  1. Essa parábola é maravilhosa e a foto com a experiência que tooooodos nós fizemos tá linda! E imagino essas crianças como ficarão felizes ao se verem aqui!

    beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Lembrei de uma bem legal também, feita com batata doce no copo. A folhagem é rápida pra nascer e linda! bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah! Tina, ao trabalhar tipos de textos com meus alunos eu mostrava a parábola e era justamente essa da semeadura. Dele extraíamos coisas lindas e fazíamos associações. Como era gostoso! Você tem uma cabecinha ágil. Gosto do seu estilo! Agradou-me deveras neste texto sobre a semeadura. Um abração!

    ResponderExcluir
  4. seus textos são inspiradores sempre, Tina, esse é para fazer a gente refletir mesmo! Me lembra Louise hay, ela sempre diz algo assim sobre o plantar! beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Tina

    que a gente possa semear o melhor.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Tudo lindo, Tina! Uma nota 10 para a sua sensibilidade. Ao escrever a gente vai se revelando. Você é dona de uma alma boa!

    Estava com saudades! :)

    ResponderExcluir
  7. Não dá pra comentar aqui e não falar da foto né Tina? Como vc disse quadro negro preenchido, e que letra mais linda e caprichosa? Turma mais linda, prof mais delicada de dedicada <3

    Saudades dos meus pezinhos de feijão...
    Post lindo! Sementes podem se transformar em frutos lindos, admiráveis... depende da gente saber semeá-los <3

    Um beijãoooo! Como é bom colher seu carinho!

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga

    Uma preciosa lição.
    Escolas são milagres...
    Que pais e mestres alimentem
    este milagre,
    feito de esperança,
    amor,
    mas que precisa cuidado,
    parceria
    e acima de tudo,
    afeto.
    Afeto que inspira palavras
    como estas,
    cheias de vida e esperança.

    Desejo para ti,
    a vontade infinita de ser feliz,
    amando de forma plena
    cada segundo da vida,
    sem ontens ou amanhãs,
    mas com a certeza e as possibilidades
    do presente...


    ResponderExcluir
  9. Feijãozinho no algodão, professora com letra redondinha em giz e lousa e parabólas que fizeram me lembrar da minha catequista. Linda semeadura por aqui!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Olá, querida Tina
    Me lembro perfeitamente... e me recordei de outra passagem que diz que, se não desfalecermos antes... colheremos... alcançaremos a Vitória...
    Muito bom terminar o dia com essa mensagem!!!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  11. E tem que cuidar e regar. Assim, a colheita será sempre farta.

    ResponderExcluir
  12. Adorável experiência compartilhada...

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei muito deste trabalho!

    ResponderExcluir
  14. Nosso nome é Sergio Luiz Petry Junior Sara Cris Dorn gostei muito de seu Projeto. E também por escolher foto da professora Shirley e os alunos que já estao no 7º Ano.Nos também fizemos trabalho legais com a professora Shirley. beijosssssssss

    ResponderExcluir
  15. nome Gabriel Luiz
    Eu gostei muito porque a minha irman trabalhou com ela e ela é agora a minha Professor:Sirlei

    ResponderExcluir
  16. Muito legal!
    Foi bacana agent tambem gotamo muito 7ano
    ass Gabriel T e Ruan Michels

    ResponderExcluir
  17. Obrigado por dizer isso da minha professora agora esses alunos esta no 7ano obrigado mesmo Rafael Domiciano 4anob eu estudo no professor JOÃO bernadino da siuveira junior

    ResponderExcluir
  18. Eu e meu colega gostãmos do seu trabalho






    ResponderExcluir
  19. Eu gostei porque vocẽ gosto do progeto da profeso shiley kauan rezemde da siuva

    ResponderExcluir
  20. Gostamos muito da parábola que você postou e ainda mais por postar fotos dos alunos que já estão no 7º ano.Nos também fizemos um Projeto bem legal sobre as largatas e das borboletas com a professora Shirley.Obrigada Jéssica e Débora

    ResponderExcluir
  21. Não fomos nos que fizemos,mas ficou maravilhoso.Saber sobre a importância da energia solar para a planta fabricar seu alimento.Essa experiencial da professora Shirley foi d+.

    beijinhos... Ana e Gabriele

    ResponderExcluir
  22. ola não samos nos que fisemos essa esperiensia foram os alunos que agora estam no setimo ano mas eu Raissa e Deise alunas do quarto ano gostamos muito de apresiar este trabralho que eles fiseram quando estavão no quarto ano.eles estão de parabns ção otimos alunos
    estão de parabens

    ResponderExcluir
  23. gostei muito de conhecer o trabalho da prof.
    shirley sobre os feijois da sala do 4 ano

    ResponderExcluir
  24. foi muito adorave esta esperiensia que eles fiseram os alunos do 7 ano nos gostamos muito desa esperiensia bsjjjjjjjj

    ResponderExcluir
  25. Nos gostamos da experiência foi uma maravilha do 4 ano da professora Shirley.

    ResponderExcluir
  26. Nos gostamos muito do texto que lemos,estava muito interessante o que vimos.Estava bem legal a experiência que eles fizeram.
    Marco e Gabriel

    ResponderExcluir
  27. Nós gostamos muito desse trabalho por que nos também trabalhamos com o projeto das borboletas esse ano de 2014.

    Paola e Gabrielli

    ResponderExcluir
  28. meu nome e deise gostei muito dessa esperiencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A todos vocês do Colégio, que adornaram essa postagem na foto e também nos comentários, minha gratidão.
      ADOREI vocês terem vindo aqui ler e comentar!
      Voltem sempre!
      Boas semeaduras e colheitas a cada um de vocês :)

      Excluir
  29. Tão lindas essas carinhas e a parábola do semeador veio bem a calhar! Semear mentes e corações contentes! bjs,

    ResponderExcluir
  30. Amei... AHHHH que saudade de passear por aqui, me perder nas palvras e sentir a sementinha crescer kkkk
    Sabe, a Foto é linda mesmo, e que saudade da época bela onde a sementinha do simples e bem feito era mais prazeroso e importante que a praticidade das apostilas e iPads... aiai
    BEIJO minha Linda poeta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão bom te ter por aqui!
      Tão elogiosas e amigas suas palavras! Obrigada!
      Para um pouco quando em vez e vem :)
      Abraço, beijos e nutellas \o/

      Excluir
  31. Tina, que legal seu post
    eu plantei feijãozinhos no algodão eles cresceram tão bonitinho.
    beijinhos pedrinho

    ResponderExcluir
  32. Obrigada Tina!
    Só você pra nos encontrar.
    Tudo ficou muito lindo, beijos.
    Shirley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza professora Shirley

      Excluir
  33. Adoro a parábola do semeador , ela é cada fez mais atual e nos faz refletir em nossas práticas diárias. Fiquei muito feliz de ver nossa professora tão dedicada como a Shirley, abrilhantando essa página . Deixo aqui um beijo no coração para a escritora Tina, para a professora Shirley, para a Escola João Bernardino, para os alunos... Supervisora Jussara

    ResponderExcluir
  34. Sou aluna da Professora Shirley de 2015 .Nós não fizemos essa experiência mas ficamos bastante felizes com conentarios .Gostei muito bjus!!!

    ResponderExcluir
  35. Feliz com as recentes visitas e comentários :)

    Muito feliz com a visita e comentário da idealizadora e realizadora do projeto.

    Me propuseram dia desses, falar sobre a importância dos professores em nossas vidas e está no rascunho aqui, vou finalizar e pensei se por ai, publicado ou não, tiver algum projeto novo e fotos, Pró e alunos que passarem por aqui, deixem o link ou me mandem por email que farei uma série de publicações, não apenas uma.

    Sucesso!
    Inspiração!
    Ação!
    E educação sempre.
    Sempre para o bem!
    Abraços!

    ResponderExcluir